Uma delegação de 3 membros de Albacete, Espanha, visitou a movimentada cidade de Gangtok, em Sikkim, na Índia, a partir de 18th até 20th maio de 2022. A delegação incluiu:
- Carlos Manuel Rubio Caravaca, Diretor Técnico da Valoriza Serviços Ambientais e Gestão de Resíduos
- Juan Carlos Sánchez Tébar, responsável técnico pelo ambiente de saúde no município de Albacete
- Angel Manuel Prieto Sotos, diretor-geral do Centro de Inovação Empresarial de Albacete (município de Albacete)

Acompanhada por Ashish Verma, gestor de desenvolvimento urbano da IURC Ásia & Australásia, a delegação superou os vários desafios meteorológicos de chegar a esta cidade situada em picos mais elevados do Himalaia para trocar boas práticas e conhecimentos em matéria de gestão de resíduos sólidos. Durante a visita, a delegação esteve exposta às várias práticas de gestão de resíduos sólidos na cidade de Gangtok, aos principais desafios que enfrentam no que diz respeito à segregação das fontes, à eficiência da recolha e à capacidade do pessoal municipal, das ONG locais e dos cidadãos. Na reunião com o presidente da Câmara de Gangtok, o comissário municipal de Gangtok, os conselheiros eleitos e o pessoal técnico, realizaram-se debates sobre potenciais soluções, como a gestão dos resíduos de plástico, a utilização de combustíveis limpos, a redução dos resíduos na fonte, a melhoria dos sistemas de drenagem, a adaptação a tecnologias mais recentes, bem como a viabilidade de adaptar soluções adequadas para a cidade.
As duas cidades assinaram uma carta de intenções como indicação da sua cooperação, estabelecida através do programa IURC. Numa sessão de brainstorming com a equipa principal do programa, a ação de cooperação urbana foi finalizada, tendo sido decidido centrar-se no apoio à execução de atividades de comunicação sobre educação para a informação (CEI) em matéria de gestão de resíduos num bairro e numa escola selecionados.

Através do projeto de cooperação, a equipa em causa identificará os grupos-alvo selecionados, tais como representantes de bairros e escolas específicos da cidade, a fim de ministrar um programa de formação centrado na segregação das fontes, na eliminação e noutras boas práticas. Estes grupos-alvo atuarão como portadores da bandeira e serão responsáveis por educar o público em geral sobre as mesmas questões, de modo a assegurar um maior alcance da atividade-piloto em benefício dos cidadãos. Através deste projeto de apoio, a equipa em causa da Gangtok Municipal Corporation tentará incutir a cultura de adoção de certas boas práticas em matéria de gestão de resíduos ao nível das atividades municipais, de modo a que um resultado positivo possa ser demonstrado até ao final do projeto de apoio. Serão realizadas as seguintes atividades:
- Organização e realização de um programa de formação sobre actividades de Informação, Educação e Comunicação (IEC) para os grupos-alvo seleccionados na cidade
- Documentação da abordagem, metodologia e resultados para replicar as actividades relevantes de Informação, Educação e Comunicação (IEC) à escala da cidade pela GMC

As cidades tiveram muito a trocar com base nas suas melhores práticas em matéria de recolha, transferência e eliminação de resíduos sólidos e esta visita de intercâmbio deu-lhes a oportunidade de se encontrarem fisicamente e de adquirirem uma experiência prática dos problemas que a Gangtok enfrenta e de discutirem potenciais soluções que possam ser implementadas de forma faseada. Aguardando com expectativa a visita de intercâmbio de Gangtok a Albacete no mês de setembro de 2022, que poderá melhorar ainda mais a aprendizagem entre estes pares urbanos.

Cobertura dos meios de comunicação social: