Dentro do Financiado pela UE Programa IURC Ásia e Australásia, uma delegação da cidade de Osaka está atualmente a visitar a Grande Manchester no seguimento de uma visita de estudo realizada pelas autoridades de Manchester de 2 a 8 de outubro de 2022. A Greater Manchester Combined Authority (GMCA) é a única autoridade local do Reino Unido que participa no projeto IURC (a GMCA participou no projeto IUC). A dupla Osaka-Manchester tem um profundo interesse em aprender com os esforços um do outro para combater alterações climáticas e para alcançar neutralidade carbónica. Uma característica fundamental desta cooperação é o facto de envolver não só o pessoal da câmara municipal, mas também empresas privadas que estão a desenvolver tecnologias relevantes e a Universidade Metropolitana de Osaka. A atual delegação de Osaka é chefiada por Atsushi Okamoto, Diretor de Política Ambiental do Gabinete Ambiental do Governo da Cidade de Osaka. Do lado do projeto IURC, a delegação é apoiada no local por Yatsuka Kataoka, Diretora de Programas da Taskforce Cidade do Instituto de Estratégias Ambientais Globais (IGES).
Dia 1 – segunda-feira, 16 de janeiro de 2023
No dia seguinte à chegada a Manchester, a delegação foi recebida pela Sra. Jo Ahmed, Cônsul Honorário do Japão em Manchester e pela Sra. Maria Gonzalez, Principal Relações Internacionais do GMCA. A delegação foi então às Câmaras do Lord Mayor para se encontrar com o Lord Mayor da cidade de Manchester, a vereadora Donna Lunsford. Posteriormente, dirigiram-se à Câmara de Comércio (GMCC) para uma reunião sobre Envolvimento Empresarial com Clive Memmott, CEO da GMCC e Susana Córdoba, Chefe da GMCC Internacional. Realizaram-se outras reuniões para debater as oportunidades no domínio do hidrogénio, facilitadas por Amer Gaffar, Centro de Pilhas de Combustível e Inovação de Manchester da Universidade Metropolitana de Manchester, com o Carlton Powers e o Manchester Airport Group.



Dia 2 – Terça-feira, 17 de janeiro de 2023
A delegação viajou para a Universidade de Salford e reuniu-se com o Prof. Will Swan, Diretor dos Laboratórios da Casa da Energia. A Energy House é um grupo único de laboratórios de investigação e ensaio. A Energy House 1.0, inaugurada em 2012, compreende uma casa com terraço de dois quartos no início do século XX dentro de uma câmara ambiental que permite uma avaliação precisa e rápida das tecnologias de reequipamento energeticamente eficientes. Ao longo da câmara e da casa existem mais de 200 pontos de monitorização com recolha de dados em tempo real de parâmetros como temperatura, humidade, fluxo de calor, consumo de eletricidade e gás. O mecanismo apoia uma série de tópicos de investigação, incluindo: Física do edifício/desempenho, Sensores/recolha de dados, Análise e visualização de dados, Fatores humanos, Contadores inteligentes e casas conectadas.
A construção e entrada em funcionamento da Energy House 2.0 foi concluída em fevereiro de 2022 e é a maior instalação de investigação deste tipo. Dentro da Energy House 2.0 existem duas câmaras ambientais, cada uma capaz de acomodar duas casas isoladas e sob condições controladas, recriar uma grande variedade de condições meteorológicas com temperaturas que variam entre -20 ° C a +40 ° C e simular vento, chuva, neve e radiação solar. Esta instalação única desempenhará um papel fundamental na aceleração dos progressos rumo à conceção de habitações hipocarbónicas e com emissões líquidas nulas e baseia-se no êxito da Casa da Energia 1.0.



Em seguida, a delegação deslocou-se ao MediaCityUK, desenvolvido no banco do Manchester Ship Canal, tendo sido implementados mais de 20 projetos de poupança de energia. A delegação também teve uma reunião com Jo Holden, Diretora de Sustentabilidade e ASG da Peel L&P, promotora de edifícios na MdeiaCityUK.
A última visita do Dia 2 foi ao Campus de Competências Verdes de Trafford. Roosevelt Alexander, Diretor do Setor da Growth Company, discutiu o lançamento da Green Skill Academy como parte de um esforço pan-norte para liderar a transição do Reino Unido para o Net Zero. Espera-se que a Academia de Competências Verdes, a ser lançada dois dias após a visita, desempenhe um papel crítico nas ambições da Grande Manchester de alcançar o carbono Net Zero já em 2038 e em todo o Reino Unido até 2050. A Academia abrigará o mais recente equipamento de tecnologia verde, a fim de que as empresas e os indivíduos adquiram o conhecimento e as competências que colocarão a Grande Manchester na vanguarda das tecnologias emergentes.
Dia 3 – quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
A delegação, em seguida, dirigiu-se ao Museu da Ciência e Indústria e deu uma visita por sua diretora, Sally MacDonald e Rachel Knight, Chefe de Exposições. O objetivo da visita ao museu era saber mais sobre os projetos de descarbonização da propriedade e também saber mais sobre as exposições novas e planeadas existentes que poderiam retratar a mensagem das ambições de zero emissões líquidas da Grande Manchester. O Museu da Ciência e Indústria recebeu 4,3 milhões de libras esterlinas do Esquema de Descarbonização do Setor Público do governo para transformar a sustentabilidade ambiental do museu e colocar a tecnologia de carbono zero no centro da experiência do visitante.
Este recurso natural será agora mais uma vez utilizado através da instalação de uma nova rede de bombas de calor de fonte de água, incluindo furos, juntamente com as mais recentes tecnologias verdes. Este é um projeto visionário, líder no setor, onde o original e o moderno combinam-se para um museu sustentável do futuro. O financiamento permitirá uma redução anual das emissões de CO2 do museu de 515 toneladas (equivalente às emissões médias de CO2 de mais de 30 residências do Reino Unido por ano) após a conclusão das obras, melhorando todos os anos à medida que a rede elétrica se descarboniza através do aumento da produção de carbono zero. Apoiará o objetivo do Grupo de Museus de Ciência de alcançar uma meta de zero emissões líquidas de 2033 (17 anos à frente da meta nacional) e o objetivo da Grande Manchester de se tornar neutra em carbono até 2038 (12 anos à frente da meta nacional).
Depois, a delegação reuniu-se com o prefeito da Grande Manchester (GM), Andy Burnham. Referindo-se às semelhanças de duas cidades no desenvolvimento industrial, ele expressou alta expectativa desta colaboração para enfrentar os desafios globais das alterações climáticas e vontade de colaborar para o sucesso da Osaka-Kansai Expo 2025. Em seguida, a delegação visitou o Centro de Pilhas de Combustível e Inovação de Manchester da Universidade Metropolitana de Manchester, o Centro Henry Royce e a Universidade de Manchester e trocou oportunidades para colaborar na investigação que contribui para uma sociedade neutra em carbono.



Dia 4 – Quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
O último dia da missão de Osaka a Manchester foi dedicado a uma reunião de balanço com a GMCA, a MIDAS (a agência de promoção de investimentos da Grande Manchester), a Universidade Metropolitana de Manchester e o setor privado. Durante esta reunião, representantes de ambas as partes continuaram a desenvolver o Plano de Ação para a Cooperação Urbana (UCAP) e – com base na visita de estudo – definiram as próximas etapas, incluindo o desenvolvimento de uma colaboração a vários níveis de duas cidades em que não só os órgãos de poder local, mas também as empresas e o meio académico colaborarão entre si. Uma vez que a energia a hidrogénio é um dos principais domínios de cooperação, procurar-se-ão sinergias com outros pares UE-Japão que trabalham neste domínio (Essen-Grenoble-Toyota-Koriyama).